Como a ANS auxilia na escolha dos melhores planos privados

A hora de se credenciar a um plano de saúde é muito importante e há vários fatores a se levar em consideração.

Por isso, preparamos um post especial para te ajudar nessa escolha.

A ANS

Você sabia que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), vinculada ao Ministério da Saúde, é a responsável por regulamentar e classificar os planos de saúde em todo o Brasil.

Desde 2004, a ANS regula a saúde suplementar por meio do Programa de Classificação de Operadoras. Uma das principais formas é o Índice de Desempenho de Saúde Suplementar (IDSS), que avalia o desempenho das operadoras a partir de indicadores definidos pela própria ANS.

Como funciona o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS)

Após uma reestruturação em 2017, o IDSS avalia cada plano de saúde em 4 dimensões, cada uma com peso de 25%. São elas:

  1. qualidade da atenção à saúde: avalia as ações de prevenção, promoção e assistência à saúde dos usuários;
  2. garantia de acesso: oferta de serviços aos prestadores;
  3. sustentabilidade no mercado: considera o equilíbrio financeiro, o compromisso com os prestadores e a satisfação do beneficiário;
  4. gestão de processos e regulação: avalia se o plano cumpre suas obrigações técnicas e cadastrais.

No site da ANS é possível analisar de forma prática o IDSS de cada operadora, ver quais operadoras se enquadram em cada faixa de classificação e também comparar a avaliação de duas operadoras.

O IDSS varia de zero a um (0 a 1) e cada operadora recebe uma nota que se enquadra em uma faixa de avaliação por ordem crescente de desempenho:

  • de 0 a 0,19;
  • de 0,20 a 0,39;
  • de 0,40 a 0,59;
  • de 0,60 a 0,79;
  • de 0,80 a 1.

Para consultar os dados, basta realizar uma consulta por operadora, por faixa ou por comparação entre operadoras.  

Índice de reclamação

A ANS também disponibiliza o índice de reclamação de cada seguradora com base na opinião dos usuários dos diversos planos e contempla o número médio de reclamações feitas pelos beneficiários nos últimos 3 meses.  

Esse índice é muito importante para o médico avaliar a experiência dos consumidores e como as empresas reagem diante dos protestos.

Melhora nos serviços

Tendo como ano-base 2017, o IDSS médio do setor foi de 0,80, o que representa um crescimento significativo de 37% em relação ao índice do ano-base de 2010, que foi de 0,58.

A progresso do desempenho do mercado reflete a melhora dos serviços prestados pelas operadoras aos beneficiários e aos médicos.

Quer conferir com quais planos privados o Mais Saúde Crédito tem parceria? Envie um email para contato@maissaudecredito.com.br e tire suas dúvidas.


Comentários
Compartilhe em suas redes sociais...