Atendimento humanizado: entenda sua importância

Cada vez mais ouvimos falar sobre o termo “experiência do cliente”. Na área da saúde, a expressão também é muito utilizada e é relacionada com um atendimento humanizado.

O que é atendimento humanizado?

A definição de um atendimento humanizado, como o próprio nome já traduz, nada mais é que tornar mais humano, socializar, respeitar, ter empatia.

O conceito remete às boas práticas que devem ser consideradas no atendimento para que o paciente tenha um alto nível de satisfação.

O relacionamento entre a equipe médica e o paciente precisa ter equilíbrio, no qual todos os pontos de vistas devem ser considerados.

Como funciona o atendimento humanizado?

O atendimento humanizado possui 4 princípios básicos:

  • O paciente;
  • Ambiente físico;
  • Comunicação com o paciente;
  • Familiares do paciente;

O Paciente

Ter que cuidar de um problema de saúde nunca é um momento agradável, certo? Por isso, o tratamento deve ser o mais tranquilo possível.

Lembre-se de ter atenção não só com a saúde física, mas também com a saúde mental. Converse, questione e entenda a fundo as necessidades e angústias do paciente. Mostre que você está disponível e que realmente se importa com a situação.

Ambiente físico

Uma das premissas do marketing de serviços é a influência do ambiente físico na experiência do cliente. Ofereça um ambiente aconchegante, pois é muito comum que os pacientes passem longas horas aguardando atendimento.

Uma reforma ou uma ampliação das instalações físicas é uma excelente alternativa para garantir o conforto e, até mesmo, aumentar a sua capacidade de operação de forma sustentável. Não está com capital necessário para isso? Fique tranquilo! Conheça o Mais Saúde Crédito e invista no seu negócio.

Comunicação com o paciente

A comunicação com o paciente deve ser eficiente e a troca de informações precisa acontecer sem atrasos ou problemas.

Para que isso ocorra, a instituição precisará procurar meios que assegurem a eficácia da comunicação. Hoje em dia, a tecnologia já está inserida no mercado de saúde e traz várias soluções para melhorar o diálogo com o paciente.

Não o trate apenas como “mais um caso”, torne o atendimento único e exclusivo.

Familiares do paciente

Outro fator muito importante são os familiares do paciente, pois eles influenciam diretamente na recuperação do enfermo.

Por mais complicado que seja, avalie com atenção a possibilidade de um ente querido acompanhar o paciente de forma mais próxima. Como profissional, mantenha-os sempre informados e trate-os da melhor maneira possível.

Conclusão

Note que o atendimento humanizado não é só focado no paciente, mas engloba todos as pessoas envolvidas no processo (médicos, enfermeiros, recepcionistas, secretárias, entre outros).

Não se esqueça que oferecer uma boa experiência ao paciente garante não só a reputação do seu estabelecimento frente ao mercado, como também o retorno desse cliente.

Quer mais dicas sobre como proporcionar a melhor experiência ao seu paciente e ainda aumentar seu número de atendimentos? Acompanhe nosso blog!

Comentários
Compartilhe em suas redes sociais...